Com o objetivo de evitar possíveis acidentes durante o feriado prolongado, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul repassa dicas importantes para a população que deseja viajar, frequentar balneários, piscinas públicas, clubes, entre outros locais durante esse período.

É fundamental procurar um lugar seguro e apropriado para o lazer, inclusive, que tenha a presença de bombeiros e guarda-vidas.

“É importante ressaltar que, em caso de afogamento, só tente salvar a vítima caso seja habilitado e esteja em boas condições físicas para a ação. Caso contrário, tente se aproximar da vítima e lance algum objeto que a ajude a flutuar, ser puxada para um local seguro e acione o guarda-vidas ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência ‘193’”, alerta a corporação.

De acordo com os bombeiros, para evitar acidentes e afogamentos, os balneários e piscinas de clubes e condomínios devem ter acessos restritos que podem ser feitos com cercas, portões ou outros elementos que delimitem as áreas de água e que contenham placas com informações sobre a profundidade, e permissão ou proibição de mergulho.

É importante também que os pais estejam atentos aos filhos e respeitem as regras de prevenção. Crianças com menos de 12 anos devem estar sempre acompanhada pelos pais, que não devem se distrair com diálogos ou utilização de aparelhos celulares e tablets.

Durante todo o ano, o Corpo de Bombeiros Militar realiza,por meio das vistorias ordinárias, fiscalização nos locais de concentração de público como clubes, balneários, pousadas, pesqueiros, entre outros.

Todos esses locais para funcionarem legalmente necessitam ter em local bem visível o certificado de vistoria emitido pelo Corpo de Bombeiros, além de outras licenças e alvarás, que são emitidos pela prefeituras e órgãos de vigilância sanitária. (Com assessoria)